O Poder da Meditação no Desempenho Esportivo
A meditação e esportes garantem um bom desempenho para os atletas, pode melhorar o senso de identidade, manter os padrões de sono, diminuindo o estresse e melhorando a performance dos atletas, além disso, contribuem para concentração e relaxamento.
Benefícios da meditação para atletas
Está comprovado que a meditação para atletas traz sim muitos benefícios, os exercícios físicos podem controlar o corpo e a mente, e ainda, combatem o estresse, para os atletas de competição, o foco no psicológico é muito elevado.
Especial para você
Para estes casos, há uma constante busca por determinação, disciplina, responsabilidade e persistência, por isso, é importante dedicar um tempo para o treino da mente. Existem diversos programas de meditação que são dedicados para a mente, veja outros benefícios:
Melhora o humor e bem-estar
Aliar programas de meditação com exercícios, ajudou a reduzir sintomas de depressão em até 40% segundo o Translational Psychiatry, um renomado jornal de psicologia inglês, um grupo foi analisado.
Auxilia na concentração
A concentração é extremamente necessária para os atletas de alta performance, se você praticar corridas, esta é uma boa opção para melhorar seu desempenho.
Relaxamento da mente
Para quem deseja ter uma mente mais tranquila, a meditação e esportes caminham lado a lado, os atletas costumam ficar com a mente tensa durante os treinos, estes benefícios podem refletir no corpo, afetando o estado físico e mental.
Como a meditação pode melhorar sua concentração?
A concentração pode ser melhorada com algumas sessões de meditação, ajudando inclusive, na produtividade do trabalho, somente é necessário 15 minutos de meditação para perceber uma melhora na qualidade de vida, quando estamos relaxados, a respiração desacelera, diminuindo com isso, o ritmo cardíaco e a pressão arterial.
Para praticar a meditação, não há necessidade de estar em um local silencioso, ou em cima de um tapete no chão, apenas feche os olhos e concentre na respiração natural do corpo, a meditação pode ajudar a ter mentes mais criativas.
A meditação tem o poder de interromper a divagação mental e cria conexões em várias partes do cérebro, segundo os Mapas de Evidências Clínicas de Meditação, esta prática pode trazer benefícios em diferentes frentes, por exemplo:
- hipertensão arterial;
- sintomas de câncer;
- problemas persistentes;
- ansiedade;
- depressão.
Meditação e controle emocional
Existem exercícios destinados ao controle emocional, é possível obter o autoconhecimento e equilíbrio emocional, para exercícios mais avançados é indicado a presença de um instrutor de meditação, utilize as práticas da yoga e do budismo aliadas com a meditação.
O corpo deve ser relaxado lentamente, começando com os pés, dos tornozelos, das pernas, depois tronco, dos braços, do pescoço e da cabeça, o foco precisa ser diminuído para a sua respiração.
Técnicas de meditação para atletas iniciantes
Primeiramente, é importante organizar o ambiente onde pretende fazer a meditação, os pensamentos devem ser higienizados, para que não haja distrações com as flutuações mentais, se deseja praticar a yoga com a meditação, procure utilizar roupas confortáveis.
Para quem quer melhorar a performance em competições, para os treinos intensos siga a regra 15 x 100m nadando, 10 x 400m correndo ou 7x 2 km pedalando, pratique a filosofia de Sri Chinmoy, para obter a verdadeira felicidade.
Meditação para alívio do estresse
Apenas 5 minutos é o necessário para aliviar o estresse, a meditação guiada é a melhor opção e pode ser realizada com o uso de aplicativos, somente 5 minutos são úteis para reorganização de sinapses cerebrais, proporcionando com isso, bem-estar.
Conclusão
Portanto, a meditação e esportes deve ser uma prática contínua, já que traz equilíbrio mental, físico e emocional, há boas opções de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente, para quem não tem tempo de ir a uma escola de meditação.
Publicar comentário